Esta obra investiga a renovação dos ministérios laicos no contexto pós-Vaticano II, a partir da perspectiva do teólogo francês Yves Congar (1904-1995). O estudo busca compreender de que modo a teologia dos ministérios, à luz do pensamento desse autor, pode favorecer uma participação mais inclusiva e colaborativa dos fiéis leigos, bem como uma efetiva renovação ministerial na vida da Igreja. O objetivo central é analisar os ministérios eclesiais em seus aspectos históricos e teológicos no contexto pós-conciliar. No primeiro capítulo, discutem-se as questões históricas e teológicas relativas aos ministérios laicos; no segundo, apresentam-se parâmetros teológico-pastorais para a renovação desses ministérios no período posterior ao Concílio Vaticano II. Por fim, evidenciam-se as contribuições, os limites e os novos caminhos dos ministérios na Igreja, reconhecendo que, ao instituir novos ministérios, ela pode promover uma participação mais ativa dos leigos na vida eclesial, diversificando papéis e responsabilidades dentro da comunidade e contribuindo, assim, para uma maior vitalidade e dinamismo eclesial.
AUTOR:
Anderson Costa Pereira é mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade UnyLeya.Especialista em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano.Bacharel em Teologia e Licenciado em Filosofia. Professor de Teologia da Faculdade Católica do Maranhão (FACMA). Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Sistemática.Presbítero da Diocese de Pinheiro-MA.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
Autoria: Anderson Costa Pereira
Páginas: 254
Ano: 2025
Tamanho: 16x23 cm
ISBN: 978-65-87446-99-8
Somos uma editora independente que trabalha com baixa tiragem e que possui como objetivo publicar materiais teológicos produzidos no Brasil e América Latina. Nossa missão é promover e contribuir para o desenvolvimento da Teologia no Brasil por meio do cultivo da mesma com reflexões produzidas por nossas autoras e autores. Também queremos provocar discussões propondo o diálogo entre a Teologia e outros campos de estudos. Este é, portanto, nosso diferencial.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade