Em 1971, Roland Barthes, na obra Sade, Fourier, Loyola, usa o termo logotetas, ou seja, “criadores de linguagem”, para falar dessas três figuras do pensamento filosófico e místico dos séculos XVIII, XIX e XVI. O livro aqui proposto reúne um estudo de Carlos Rafael Pinto e Jonas Samudio e duas traduções de Jonas Samudio. No primeiro texto, publicado em 2021, na Revista Criação & Crítica, os autores mostram como o fundador da Companhia de Jesus e o próprio Barthes “criam linguagem”. Isso é “ilustrado” pelas traduções do Diário Espiritual, de Santo Inácio, e de um poema de Mestre Echkart, e ambas feitas por Jonas Samudio e a última publicada pelo IHU-Online, em 2020.
AUTORES:
Carlos Rafael Pinto
Escritor, professor e, atualmente, pesquisador da obra de Carolina Maria de Jesus, no doutorado em Teologia, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH), com bolsa da CAPES
Jonas Samudio
Escreve, lê, corta, costura. Dedica-se às relações entre mística, feminino, poesia, tecidas no corpo e na escrita. Com livros e artigos publicados, atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre as literaturas e os femininos, na UFMG (CNPq/PDJ).
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
Autoria: Carlos Rafael Pinto e Jonas Samudio
Páginas: 70
Ano: 2023
Tamanho: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-87446-50-9
Somos uma editora independente que trabalha com baixa tiragem e que possui como objetivo publicar materiais teológicos produzidos no Brasil e América Latina. Nossa missão é promover e contribuir para o desenvolvimento da Teologia no Brasil por meio do cultivo da mesma com reflexões produzidas por nossas autoras e autores. Também queremos provocar discussões propondo o diálogo entre a Teologia e outros campos de estudos. Este é, portanto, nosso diferencial.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade