Observação: este livro está disponível somente na forma de e-book, como distribuição gratuita.
Não há versão física da obra, é só baixar o arquivo por meio do link acima.
O catolicismo no mundo contemporâneo: debatendo o intransigentismo no Brasil apresenta um olhar aprofundado sobre as tensões históricas entre o catolicismo e os desafios originados – ou, no mínimo, acentuados – com a Revolução Francesa. As transformações de visões de mundo e na organização política das sociedades insuflaram a mobilização, dentro e fora da Igreja Católica, das forças de reação e de absorção do espírito do novo tempo, que se lançaram nas disputas morais e político-institucionais em face do avanço da secularização. Partindo de análises densas e de uma colaboração internacional de especialistas, o livro explora como o conceito de catolicismo intransigente se transformou ao longo do tempo, até os dias de hoje. Com uma abordagem que atravessa fronteiras e contextos, os autores revelam o papel da Igreja Católica nas disputas, iluminando os debates sobre as interações complexas entre catolicismo, modernidade e o mundo contemporâneo.
ORGANIZADORES:
Ana Rosa Cloclet da Silva
Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Coordena o Grupo de Pesquisa “História das Religiões e Religiosidades”, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - Brasil). Investiga a articulação entre religião e política no Brasil, com ênfase na vertente ultramontana do catolicismo oitocentista.
Philippe Roy-Lysencourt
Doutor em História e em Ciências das Religiões. É professor de História do Cristianismo Moderno e Contemporâneo e de História das Religiões na l’Université Laval (Québec), onde também é diretor do Centre d’Études Marie de l’Incarnation. Suas pesquisas se concentram na história do cristianismo moderno e contemporâneo, abordando particularmente o Concílio Vaticano II, o tradicionalismo católico, as relações entre a Igreja Católica e o judaísmo, as relações diplomáticas da Santa Sé e a história religiosa da Nouvelle-France. Em 2015, fundou o Institut d’Étude du Christianisme (Strasbourg), do qual é diretor. Além disso, desde 2021 é presidente da Société canadienne d'histoire de l'Église catholique.
Rodrigo Coppe Caldeira
Rodrigo Coppe Caldeira é doutor em Ciências da Religião e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas (PPGCR). Atualmente é o coordenador do PPGCR e Chefe do Departamento de Ciências da Religião. Suas áreas de pesquisa incluem: catolicismo contemporâneo, Concílio Vaticano II, conservadorismo, tradicionalismo, direita católica e secularização. É autor do livro Os Baluartes da Tradição: o conservadorismo católico brasileiro no Concílio Vaticano II. Curitiba: CRV, 2011.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
Autoria: Vários autores
Páginas: 271
Ano: 2024
Tamanho: 14x21 cm
ISBN: 978-65-87446-83-7
Somos uma editora independente que trabalha com baixa tiragem e que possui como objetivo publicar materiais teológicos produzidos no Brasil e América Latina. Nossa missão é promover e contribuir para o desenvolvimento da Teologia no Brasil por meio do cultivo da mesma com reflexões produzidas por nossas autoras e autores. Também queremos provocar discussões propondo o diálogo entre a Teologia e outros campos de estudos. Este é, portanto, nosso diferencial.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade