Em sua essência, esse livro reflete o encontro de saberes entre Paulo Freire e Hans-Georg Gadamer e apresenta uma reflexão sobre os fundamentos de uma educação crítica e dialógica. Ancorado nos fundamentos da Hermenêutica Filosófica (Gadamer) e da Pedagogia Libertadora (Paulo Freire), o autor nos convida a (re)pensar a educação como um espaço vivo de diálogo, historicidade e transformação social. Em tempos de polarizações, desigualdades e da lógica neoliberal que esvazia o sentido profundo do ensino-aprendizagem, esta obra (re)afirma a urgência de uma prática educativa ética e, com efeito, emancipadora. Neste processo, educador e educando não são meros transmissores ou receptores de saberes, mas cocriadores de sentidos que, pela/na linguagem, ousam compreender e transformar sua realidade. Ao costurar o pensamento hermenêutico-dialógico de Gadamer com a práxis libertadora de Freire, o livro oportuniza uma pedagogia capaz de (re)avivar na educação seu caráter humano, político e esperançoso (do verbo esperançar). Uma leitura instigante e indispensável para se pensar o diálogo como ponte que pode nos salvar da indiferença, nos vacinar contra o autoritarismo e nos conduzir a novos horizontes.
AUTOR:
Jungley Torres é doutorando em Ciência da Religião, na área de Filosofia da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também concluiu o mestrado e a graduação em Filosofia. Atua como educador, com ênfase nos desdobramentos ontológicos, existenciais, fenomenológicos e da subjetividade, especialmente no que concerne à linguagem em seu movimento dialógico.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
Autoria: Jungley Torres
Páginas: 76
Ano: 2024
Tamanho: 14x21 cm
ISBN: 978-65-87446-94-3
Somos uma editora independente que trabalha com baixa tiragem e que possui como objetivo publicar materiais teológicos produzidos no Brasil e América Latina. Nossa missão é promover e contribuir para o desenvolvimento da Teologia no Brasil por meio do cultivo da mesma com reflexões produzidas por nossas autoras e autores. Também queremos provocar discussões propondo o diálogo entre a Teologia e outros campos de estudos. Este é, portanto, nosso diferencial.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade