Religião e Política em Giorgio Agamben

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Se a resistência estivesse inscrita na lei, esta só poderia ser de natureza totalitária, já que o direito à resistência deve ser extra-jurídico, ou fora da esfera da lei, por definição. Mas, o mesmo ocorre com o estado de exceção, no qual a soberania se funda em algo além da lei. Essas posições contrastantes, mais uma vez demonstram a sobreposição existente entre duas formas distintas de soberania — a primeira, fortemente criticada por Agamben, a segunda, sutilmente aludida como outra  forma de soberania, talvez positiva ou até mesmo sutilmente alinhada com  formas de glória e de graça, as quais também escapam à maquinaria dualista que produz o ser humano e a política tal como a conhecemos. Mas é evidente que a resistência genuína, seja na forma de Bartleby ou de um messianismo crístico, não pode ser completamente removida da existência da lei. O estado de exceção, como bem sabemos, é o que fundamenta a lei, deixando a resistência contemplar sua ruína, sem nunca realmente poder escapar de sua relação com a lei.

É o que Agamben quis dizer quando descreve como o messiânico, agindo na esfera privada, obscurece a lei ou a vida pública de cada um. Isto também significa, conforme sugerido por Agamben, que não há um outro estado fora da lei esperando para ser descoberto e vivido como uma existência nova e utópica. Em vez disso, a experiência messiânica apenas pode ser encontrada ao tornar a lei inoperante, embora sem a eliminar de uma vez por todas. Uma vez mais, encontramos apenas a vocação messiânica como a revogação de todas as vocações, como aquela de desfaz tanto a lei quanto a identidade.
-- Colby Dickinson, Loyola University

INDICAÇÕES:

"A coletânea que o leitor tem em mãos constitui-se, no essencial, como um exercício e uma tentativa de interpretar sinais, seguir no encalço de algumas marcas e vestígios, presentes na atualidade, e que remetem na direção de uma política que vem. Para colocar-se à altura da prodigiosa contribuição de Agamben nesse sentido, ela tem de transitar permanentemente por muitas veredas, penetrar diferentes âmbitos da história e da cultura, revisitar os arcanos contendo as pistas da passagem da physis ao nomos [...]. Este livro é um precioso guia de viagem nessa fabulosa trajetória".
-- Oswaldo Giacoia Junior, formado em Filosofia (PUC-SP) e em Direito (USP), mestre (PUC-SP) e doutor (Universität Berlin) em Filosofia, professor titular (UNICAMP)

"Religião e política não podem prescindir do lúdico e da poiesis. [...] O lúdico faz deslumbrar o novo, aquilo “que vem”, o sonhado. O futuro antecipado pela compreensão utópica cria, com a dimensão lúdica, outro tipo de relacionamento político com a realidade. Trata-se de uma forma de contestação e de desestabilização do presente, e de sinalização da infinitude e da misericórdia na subversão do real". 
Uma obra de qualidade está diante de nós, “Usem-na”, agambeniamente.
-- Claudio de Oliveira Ribeiro, formado em Teologia (Seminário Metodista Cesar Dacorso Filho-RJ), mestre e doutor em Teologia (PUC-Rio), professor visitante (UFJF)

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Glauco Barsalini é Pós-doutor pelo Departamento de Teologia da Loyola University Chicago (2019), é Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011), Mestre em Multimeios pela UNICAMP (2001), Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UNICAMP (1995; 1997) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). É professor pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências da Religião e da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). É membro, desde agosto de 2018, do Conselho Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE).

Douglas F. Barros é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1992), mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) (Bolsa - CNPQ), realizou estágio de pesquisa doutoral do tipo bolsa-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2001-2003) (Bolsa - CAPES) e doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (2004) (Bolsa - CNPQ). Pós-doutor pela Universidade de São Paulo (2007), com projeto financiado pela FAPESP, vinculado ao projeto temático: “Experiência e Razão na Filosofia Moderna”, atualmente é professor da Faculdade de Filosofia além de ser docente do quadro permanente de professores do PPG em Ciências da Religião da PUC-Campinas, Campinas/Brasil.

Renato Kirchner é Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF), São Paulo. Atua como professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), coordenador do Programa de Mestrado Stricto Sensu em Ciências da Religião na PUC-Campinas e membro do corpo docente permanente da Faculdade de Filosofia (2010-atual), da Faculdade de Biblioteconomia (2011-atual) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (2014-atual). É membro do conselho da Faculdade de Filosofia e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Biblioteconomia.

 

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:

Organização: Glauco Barsalini, Douglas F. Barros, Renato Kirchner
Páginas: 396
Ano: 2020
Tamanho: 16 x 23 cm
ISBN: 978-65-87446-00-4

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