A Igreja é povo de Deus, comunidade daqueles que se reúnem em torno de Jesus Cristo. Este é o elemento fundamental de sua natureza. Uma comunhão que vai para além das estruturas dos templos, da institucionalidade da organização eclesiástica, dos limites da história e mesmo dos discursos internos, sejam eles teológicos, doutrinário-dogmáticos. Igreja é gente que vive diante de Deus por causa de Jesus Cristo, endereçada e marcada pelo tempo, portanto, que a torna naturalmente encarnada. Encarnação requer plasticidade, disposição para se repensar e se refazer conforme os tempos e à luz da teologia bíblica. Recuperar essa condição bíblico-teológica da Igreja é urgência contemporânea para que ela possa cumprir, de fato, seu papel de comunidade testemunhal de Jesus Cristo e sua salvação.
Ser contextualizada não é simplesmente adotar alguns costumes ou práticas do lugar e do tempo, mas permitir-se nascer no contexto, com discernimento e disposição para o diálogo. É se dispor a refletir sobre a pergunta: o que é ser Igreja Latino-americana? O que é ser Igreja latino-americana em pleno terceiro milênio?
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
Autoria: Regina Fernandes
Páginas: 106
Ano: 2018
Tamanho: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-54925-00-0
Série: Teologia Sistemática para hoje
Somos uma editora independente que trabalha com baixa tiragem e que possui como objetivo publicar materiais teológicos produzidos no Brasil e América Latina. Nossa missão é promover e contribuir para o desenvolvimento da Teologia no Brasil por meio do cultivo da mesma com reflexões produzidas por nossas autoras e autores. Também queremos provocar discussões propondo o diálogo entre a Teologia e outros campos de estudos. Este é, portanto, nosso diferencial.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade