Os debates que são produzidos na obra respondem às necessidades do tempo presente e dialogam com anseios e inquietações teológicas que permeiam o imaginário não somente dos estudantes de teologia, mas também de leigos e leigas das comunidades locais que se interessam por pensar a realidade da fé por meio de um prisma crítico.
Marília e Fernanda Vilas-Boas trazem uma contribuição por meio da teologia feminista. Cada uma, a seu modo, busca contribuir para a formatação do pensamento por meio de experiências e influências que recebeu tanto na vida cotidiana, quando articuladas com conhecimentos teológicos. O tom crítico e propositivo dos textos é provocador e tende a despertar reflexões tendo como ponto de partida a condição da mulher no ambiente religioso evangélico.
Wiliam Lima traz uma reflexão tendo como prisma a questão do racismo. Por meio de uma incursão histórico-teológica o autor busca compreender a questão negra do ponto de vista teológico. Nesse sentido, não apenas problematiza o assunto, mas sinaliza para práxis através de uma proposta prática que contemple a necessidade de se pensar a articulação teológica-pastoral sobre o racismo.
Fernanda Formighieri visa, por meio de uma investigação histórica, compreender a relação entre protestantismo e liberalismo. Ambas as correntes se inserem no escopo na Modernidade e possuem eixos comuns. A autora traz à tona essas congruências e pontua as mútuas influências entre ambos os pensamentos. Nesse sentido, visa desvelar um lado da história do pensamento cristão que é desconhecido por muitas pessoas.
O texto de Luis Carvalho traz uma contribuição sobre teologia e literatura. O autor busca abordar, por meio de referenciais teológicos; filosóficos e da ciências da religião as relações que se pode estabelecer entre teologia e literatura, assim como, investigar os assuntos transversais comuns a essas correntes.
Trata-se de uma obra plural com grande consistência teológica. Os textos podem ser lidos numa perspectiva especulativa e despretensiosa, mas também podem oferecer subsídio teórico para as pessoas que querem conhecer mais sobre as temáticas tratadas. Acima de tudo a proposta busca dialogar com as problemáticas do tempo presente, ou seja, a intenção é responder questões inerentes às reflexões e inquietações atuais.
AUTOR:
Luis Fernando de Carvalho Sousa é casado com Renata Andrade e pai do João Luis Carvalho. Professor, teólogo e escritor. Atuou por mais de uma década como pastor. Além disso tem uma vivência como educador popular e professor no campo das ciências humanas. Atuou como professor universitário de teologia e orientou os autores e autores que compõem essa obra. Da convivência acadêmica nasceu a ideia de produzir uma obra que refletisse o elo e companheirismo que foi construído na orientação dos trabalhos.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
Autoria: Luis Fernando de Carvalho Sousa
Páginas: 192
Ano: 2025
Tamanho: 14x21 cm
ISBN: 978-65-87446-86-8
Somos uma editora independente que trabalha com baixa tiragem e que possui como objetivo publicar materiais teológicos produzidos no Brasil e América Latina. Nossa missão é promover e contribuir para o desenvolvimento da Teologia no Brasil por meio do cultivo da mesma com reflexões produzidas por nossas autoras e autores. Também queremos provocar discussões propondo o diálogo entre a Teologia e outros campos de estudos. Este é, portanto, nosso diferencial.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade