O objetivo nesta obra foi o de apresentar a importância e a possibilidade do diálogo entre teologia e literatura. Tomando como tema a liberdade e o sofrimento, foi realizada uma tentativa de aproximação temática entre o universo ficcional-literário de Guimarães Rosa, na personagem Riobaldo do Grande Sertão: Veredas, e a teologia de Juan Luis. Segundo, que tem como proposta a aproximação da teologia com aquilo que se propõe ser a realidade vivida, uma teologia com sabor de vida. Riobaldo, personagem-narrador do romance, é o ponto de partida para o diálogo.
Assim, este personagem, ao contar sua história de vida, expressa uma dor existencial, um sofrimento que não encontra, em sua reflexão, uma resposta que seja, no mínimo, condizente. Conclui, nessa sua travessia, que a vida que é vivida a partir da liberdade é um negócio, sempre, muito perigoso. Neste livro, você, leitor e leitora, poderá observar um diálogo entre o grito existencial dado por Riobaldo diante da dor humana e a teologia de Juan Luis. Segundo, que entende a dor como consequência da existência a partir de uma criação executada e conduzida por um Deus que, antes de tudo, desejou criar um ser que fosse, como Ele, um ser livre.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
Autoria: Clademilson Paulino
Páginas: 168
Ano: 2019
Tamanho: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-54925-28-4
Somos uma editora independente que trabalha com baixa tiragem e que possui como objetivo publicar materiais teológicos produzidos no Brasil e América Latina. Nossa missão é promover e contribuir para o desenvolvimento da Teologia no Brasil por meio do cultivo da mesma com reflexões produzidas por nossas autoras e autores. Também queremos provocar discussões propondo o diálogo entre a Teologia e outros campos de estudos. Este é, portanto, nosso diferencial.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade