O “sofrimento como ressignificação da vida” analisa as concepções filosóficas presentes no pensamento do filósofo prussiano Friedrich Nietzsche, bem como sua tentativa de traçar uma resposta para o sofrimento humano, observando o problema antropológico como construção do ser, ao apresentar a arte trágica grega como força modeladora da vida frente ao sofrimento afirmador. Nas concepções dos deuses Apolo e Dionísio, elenca-se a dança dos contrários como a força criativa, presente na tragédia grega, e vê-se
representada a vida do homem em sua tragicidade, ajudando-o a moldar-se e a se transformar através do processo de uma catarse.
O sofrimento é o caminho fundamental para a superação de si, dando ênfase à crítica ao cristianismo, que se tornou um
“platonismo para o povo”, buscar-se-á como é possível superá-lo frente as barreiras da moral com a compreensão da
morte de Deus, levando até ao conceito do Além-Homem na transvaloração de todos os valores. Por último, procura-se
concretizar o amor à vida enquanto amor fati, que dá ao ser razões para sua existência e mais vontade de potência, até
chegar ao maior dos pesos e antídoto para as agruras da vida presentes no niilismo ressignificado no Eterno Retorno.
William Santos Cavalcante
AUTOR:
William Santos Cavalcante é licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica do Maranhão; especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Católica Paulista e professor de Filosofia e Sociologia na UNICENTRO, atuando, também, na educação básica, pela Escola Nossa Senhora de Fátima.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
Páginas: 110
Ano: 2024
Tamanho: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-87446-62-2
Somos uma editora independente que trabalha com baixa tiragem e que possui como objetivo publicar materiais teológicos produzidos no Brasil e América Latina. Nossa missão é promover e contribuir para o desenvolvimento da Teologia no Brasil por meio do cultivo da mesma com reflexões produzidas por nossas autoras e autores. Também queremos provocar discussões propondo o diálogo entre a Teologia e outros campos de estudos. Este é, portanto, nosso diferencial.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade