É necessário reconhecer que hoje, oitenta anos após o fim da Segunda Guerra Mundial e quarenta anos após o fim da Ditadura Militar brasileira, a busca de emancipação do espírito da barbárie continua sendo algo de extrema relevância para a educação. E quanto a mim? Enquanto docente universitário, de que modo devo agir neste contexto? Devo simplesmente me adequar às novas tendências econômicas, sociopolíticas e pedagógicas, em busca de sobrevivência no mercado de trabalho? Na minha prática educativa, devo conduzir a formação dos estudantes para uma mera adequação às demandas objetivas e subjetivas do “deus” mercado?
Confesso que em alguns momentos de minha jornada profissional, tentei adestrar a percepção crítica da sociedade e anestesiar os sentimentos de inconformidade. Mas não obtive êxito nesse intento. Foi quando optei por fortalecer o desejo de emancipação, ao passo que compreendia as novas dinâmicas da sociedade. Inspirado por esses sentimentos e por uma percepção dialética da sociedade e da educação, retomei os estudos sobre a Teoria Crítica, a estética e seu impacto sobre a formação e o trabalho docente – mas agora com foco na Educação Superior.
Espero que as reflexões e propostas apresentas aqui façam sentido para você, que busca uma sociedade e um fazer educativo que promovam o desenvolvimento da autonomia, da percepção crítica, do espírito criativo, da sensibilidade solidária e, por fim, de uma racionalidade que transcenda a razão instrumental e a reificação das consciências.
AUTOR:
GIdalti Guedes da Silva é doutor e mestre em Educação, apaixonado pela docência e pela construção de uma Educação Superior crítica, estética e transformadora. Atua há mais de 20 anos como professor e gestor acadêmico, com experiência na educação presencial, na EAD e na educação popular. Atualmente, leciona e coordena cursos na Universidade Católica de Brasília (UCB) e é Secretário Executivo da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO:
Autoria: Gidalti Guedes da Silva
Páginas: 364
Ano: 2025
Tamanho: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-87446-91-2
Somos uma editora independente que trabalha com baixa tiragem e que possui como objetivo publicar materiais teológicos produzidos no Brasil e América Latina. Nossa missão é promover e contribuir para o desenvolvimento da Teologia no Brasil por meio do cultivo da mesma com reflexões produzidas por nossas autoras e autores. Também queremos provocar discussões propondo o diálogo entre a Teologia e outros campos de estudos. Este é, portanto, nosso diferencial.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade